How to take Smart Notes
How to Take Smart Notes
- Precisamos de uma forma/estrutura externa de pensar que compensa os Limites do cerebro
- Externalizando as ideias e principalmente escrevendo elas com as minhas próprias palavras, ajudo meu cérebro a entender contextos complexos maiores simplesmente por ter uma estrutura fora da minha cabeça para poder pensar nesses assuntos.
- Escreva uma nota para cada pensamento aleatório como se estivesse escrevendo pra outra pessoa. Anote as fontes e tente ser preciso. Notas Rapidas
- Não se apaixone por uma ideia em particular, deixe outras ideias surgirem e explore tópicos que pareçam interessantes. Se algum dos tópicos fizer sentido ou ganhar momentum, explore, deixe os novos insights virem.
- Quanto mais interesse investido em um tópico, mais notas e perguntas vão surgir sobre o assunto. E a partir daí a gente só precisa organizar.
Writing is the only thing that matters
Mesmo que não seja para uma publicação, apenas o fato de precisar pensar em como vou colocar o texto nas minhas próprias palavras ja me faz engajar melhor com o conteúdo que eu estou consumindo. Me faz pensar sobre o assunto e me traz novas perspectivas dentro do que eu ja entendo.
Mudar o contexto de "Onde eu peguei esse conteúdo ou de onde eu tirei essa ideia" para "Em que momento eu gostaria de encontrar esse pensamento novamente"
Notas passageiras são inúteis sem uma estrutura que suporta encontrá-las no contexto certo, e também não aprofundam trabalho.
Nobody Starts from Scratch
Se a cada leitura/pensamento/ideia surgir uma nota ou um tópico para se aprofundar, cada vez que procurar alguma ideia ja explorada já teremos um grupo de notas ou 'Cluster' que pode servir de ponto de partida para qualquer texto.
Nenhuma ideia surge do nada, sem um grupo de referencias para indicar de onde surgiu cada tópico, fica extremamente difícil (ou chato) de encontrar a fonte daqueles pensamentos
Let Work Carry You Forward
Estabelecer um workflow que permita que o trabalho gere um feedback loop de mais conteúdo de qualidade. Exemplos: Notas que levantam perguntas interessantes que podem ser respondidas por mais notas.
Separate and Interlocking Tasks
Somos inerentemente ruins em multitasking
Become an Expert Instead of a Planner
A ideia de expert aqui vem da experiência, de saber como agir em determinadas situações, onde focar a atenção e saber como identificar caminhos que sejam mais produtivos. Planos e Hacks de caminhos pré-definidos não te dão a experiência necessária para aprender a identificar seus caminhos e melhores formas de agir. Você só aprende a ser um expert errando e aprendendo, com um suporte para tomada de decisão. (Ver Taleb sobre ensinar pássaros a voar)
Reduce the Number of Decisions
Atenção só pode ser direcionada a uma coisa por vez, a memória de curto prazo consegue segurar no máximo 7 coisas em paralelo e o outro recurso limitado é a motivação.
Ego Depletion
Read for Understanding
Read with a pen in hand
Entender o que eu estou lendo, transformar em notas no contexto do meu próprio pensamento, me faz transformar o pensamento que antes era de outra pessoa em pensamentos próprios.
A estrutura de Links e como eles se desenvolvem nesse método me permite gerar ideias com pensamentos que eu ja venho desenvolvendo ao longo do tempo.
A ideia não é copiar, mas desenvolver e ter uma espécie de diálogo com o texto lido.
As notas literárias servem para guardar os pensamentos considerados relevantes ou que podem ser explorados mais a fundo, mas devem ser mantidos separados das notas 'Permanentes'. As notas Permanentes devem ser escritas e catalogadas de uma forma que ela se conecte e converse com outras notas já dentro do sistema.
Notas literarias devem ser curtas e ajudar a escrever as notas permanentes. Elas devem servir como um framework de suporte.
Keep an Open Mind
Durante nosso processo de pesquisa ou escrita, estamos sugeitos ao viés de confirmação. Precisamos manter a cabeça aberta para qualquer pensamento intrusivo contrário as nossas crenças atuais e escrever sobre eles também.
Parte do processo que pode ser adotado aqui é mudar o incentivo da escrita de 'Encontrar fatos que corroboram com o meu argumento' para 'Encontrar qualquer argumento ou fato relevante ao assunto'
Get the Gist
Entender o objetivo do texto e escrever notas permanentes sobre ele força o pensamento em uma prática deliberada de leitura crítica. E como toda pratica deliberada, vamos ficando melhores com o tempo. É importante aprender a identificar o contexto do texto e também o que não está escrito. Podemos nos fazer perguntas como O que o autor assumiu naquele momento? ou Qual é a linha de pensamento aqui?
Learn to Read
Só entendemos algo de verdade quando somos capazes de ensinar ou traduzir o pensamento na nossa propria forma de pensar.
Notas permanentes devem ser direcionadas a pessoas que tenham um conhecimento prévio básico sobre o assunto mas que não lerão o contexto total a qual ela foi originalmente inspirada.
Learn By Reading
Releituras e revisões não ajudam a aprender e compreender um texto. O melhor método de aprendizado é a utilização a partir da elaboração. Escrever sobre, testar o assunto. Fazer conexões com outros assuntos dentro do nosso entendimento.
Take Smart Notes
Nosso cérebro é limitado e precisamos escrever para criar pensamentos mais longos e logicamente coerentes. Apenas escrevendo que podemos analisar criticamente nossos argumentos.
Learn by Not Trying
É contra producente tentar se lembrar de tudo. Nós temos a capacidade de esquecer sistematicamente as coisas e ainda o poder de recuperar só o que é relevante para as situações que nos encontramos.
O que ajuda no verdadeiro aprendizado é identificar e aplicar a informação na maior quantidade de contextos possíveis.
Richard Feymann usava esse conceito nas suas aulas e era conhecido por fazer seus alunos realmente entender física.
Develop Ideas
Idealmente novas notas devem ser escritas com referencias explicitas a notas ja existentes. Com essas ideias, novos topicos devem surgir automaticamente. Um index não precisa linkar todas as notas, mas te levar para algum cluster de notas que te faça pensar. Não precisamos de um overview de tudo, só precisamos saber que a nossa caixa de notas serve para pensar nela, e não pensar sobre ela.
Develop Topics
Devemos olhar para as nossas notas procurando as linhas de pensamento já exploradas e como podemos continuar desenvolvendo aquelas ideias, tanto com perguntas que já temos ou problemas que já encontramos.
Make Smart Connections
Para um MOC (Map Of Content), posso começar a desenvolver o tópico e fazendo ligação com as notas que vão surgindo. Assim perguntas, respostas e pensamentos no tópico a ser explorado no fim ficam todos ligados por uma linha de pensamento dentro da propria nota de MOC. Esse tipo de nota pode auxiliar a estruturar o pensamento.
Adicionar novas notas à notas antigas, nos força a compará-las. Fazendo com que tenhamos melhoria concreta dentro no nosso trabalho
Nós aprendemos algo não apenas quando conectamos a informação com conhecimento já existente ou quando tentamos entender a relação do que vimos em um contexto mais abrangente, mas também quando tentamos recuperar a informação em tempos ou contextos diferentes, com esforço deliberado.
Use as a Creativity Machine
Podemos tornar um habito se perguntar o que não está dito? O que falta aqui que poderia ser relevante?
Que tipo de respostas estamos procurando ao fazer uma pergunta dessa forma? O que estamos deixando passar?
Facilitate Creativity with Restrictions
Criatividade é um produto da restrição
Quanto mais tempos nos familiarizamos com determinados conceitos, mais conseguimos identificar similaridades e problemas que podem ser resolvidos de maneiras novas.