202104222142 - Practical Creativity
Practical Creativity
A Grande maioria do trabalho criativo em jogos é feita dentro de gêneros com pequenas inovações e variações no máximo. Para jogos virtuais é bem dificil a criação de novos jogos.
- Novos no sentido de genero/estilo de jogo:
e.g. de Doom, Halflife a Battlefield e CoD todos são o mesmo jogo, apenas variações de uma familia.
Atomization and Abstraction
- Jogos são feitos de jogos menores. Olhe para o "core". As mecânicas são pequenos jogos e podem ser transportados para novas idéias.
- Compartimentalize os jogos, cada input é um jogo, cada subsistema.
- Construa sua biblioteca de mecanicas. Jogue jogos simples em ordem cronológica. Entenda o que foi modificado.
Enxergue sistemas.
Veja os padrões internos, reconheça-os e use-os
- Set Packing
- Time Limits
- Guessing
- Binary Search
- Neighbor Count
- Movement Rate
- Pickups
- Stats
- Graph traversal
- Optimal Path
- Threes optimization
- Exponentiality
- Repeated move chains
- Player Judging
- Memory
- Equipment
- Markets
- Triadic Relationships
- Open Draw Pile
- Race Tracks
- Diminishing Returns
- Hidden Information
- Token State changes
- Knapsack problem
- Wild Cards
- Combos.
Context Replacement
- Mudar as coisas de um contexto para outro.
Pense analógico ao invés de digital. É uma ótima forma de fazer o seu jogo paracer não familiar pra você novamente.
Pense nos sistemas como relacionamentos matemáticos.
Dicas
- Force limitações
- gameplay
- mapa
- mecanicas
- Adicione um Verbo ou Objetivo
- "resgatar"
- "rápido"
- Mude os inputs.
- troca o input analogico por um binario
- segurar um botao vira "carregar" um poder